Carnacross 2019 foto retirada do Facebook
O evento foi o maior fracasso de todas as edições e repercutiu negativamente pela comunidade do motocross.
Há 18 anos, o evento vinha sendo comandado pelo pai de um dos mais importantes pilotos da região, que foi tricampeão brasileiro na modalidade e com uma história respeitável dentro do esporte.
Não se sabe os porquês, o Prefeito decidiu contratar um profissional que mora há quase 400 km do local, nunca foi a nenhuma edição do evento e sequer sabe do que se trata e de sua importância para a cidade.
O organizador contratado é conhecido por fazer pistas infantis que atendam sobretudo aos níveis de pilotagem de sua filha, que também é piloto iniciante e que pilota uma moto tornado a qual não é feita para motocross e sim uma moto sem nenhuma tecnologia utilizada normalmente como transporte urbano.
Apenas para ilustrar ao leitor leigo, o motocross, assim como o futebol ou qualquer outro esporte apresenta diferentes níveis técnicos. No caso do motocross, para que um piloto se destaque nos grandes saltos, é necessário possuir um equipamento com tecnologia apropriada para lançar o piloto a alturas consideráveis com segurança. Uma moto apropriada para o motocross nesse nível custa cerca de 50 mil reais.
Carnacross no ano de 2007 foto retirada do Facebook
A pista foi construída tomando em consideração esse nível técnico muito baixo. Os saltos foram todos diminuídos tornando o evento mais democrático, na medida em que qualquer criança poderia completá-los, utilizando qualquer tipo de moto, inclusive motos de rua. Porém esse nunca foi o objetivo do evento. A pista foi feita este ano para atender ao nível de pilotagem dos trilheiros locais e pilotos iniciantes, por isso os pilotos de ponta não compareceram ao evento.
O evento sempre se destacou pelo seu alto nível técnico, o que se traduz em saltos grandes, com deslocamento do piloto a alturas normalmente não alcançadas por pilotos iniciantes. E esse era o traço marcante da corrida: o elevado nível técnico da pista trazia pilotos profissionais com suas super motos que faziam o espetáculo para o público.
Por essa razão sempre compareceram os melhores pilotos de SP e de outros Estados e até pilotos internacionais.
O público que comparecia, muitos inclusive pilotos, via um maravilhoso espetáculo que era aguardado por todo o ano.
O fracasso do carnacross não foi só motivado pela pista de níveis infantis, mas também por outros motivos. O piloto tinha que pagar R$ 80,00 se quiser competir em uma das categoria
ofertadas; se quisesse participar de mais alguma tinha que desembolsar mais ainda. Além disso, a escolha errada do tipo de terra colocada nas retas da pista, provocou uma verdadeira cratera lunar, passando dos níveis técnicos aceitáveis até mesmo para pilotos profissionais. Muitas quedas foram registradas em razão dos imensos buracos presentes na pista.
Compareceram ao eventos 2 pilotos de nível técnico elevado, um deles sofreu uma queda que lhe acarretou uma lesão muito grave no ombro, sendo hospitalizado imediatamente no hospital local e transferido imediatamente para Panorama. O experiente piloto caiu em razão de defeito na entrada da mesa relacionado, como foi dito, ao erro na escolha pela terra usada para forrar as retas da pista. A grande profusão de buracos antes do salto arremessou o experiente piloto pra fora da mesa, sofrendo uma queda grave que poderia ter-lhe custado a vida.
O mais interessante é que os pilotos que foram hospitalizados não receberam nenhum apoio nem dos ilustres secretários muito menos de qualquer um dos ajudantes do organizador do evento. Refiro-me a uma mera ida ao hospital, um acolhimento qualquer..... nada, a não ser o vil interesse mercenário financeiro.
E como se não bastasse, a presença de um minguado público, ainda se cobrava um tipo de “ingresso” por veículos que adentrassem no recito.
E por fim, um locutor agressivo que não é aceito pela comunidade do motocross.
O Carnacross 2019 foi um show de horrores e marcou o fim de uma era, o fim de uma história, o fim do carnacross em Paulicéia.
Texto enviado via email .







Boa noite amigos do motocross e demais ....eu Só tenho a agradecer o Sr Luiz (Luizão Racing) pelo amor que tem ao esporte e aos pilotos ....pois nos ajudou muito a mim e a meu filho que chegamos atrasados por motivos de imprevistos ....e sem nos conhecer .nos concedeu a longanimidade de treinarmos já próx ao início das provas ....Nos tratou com imenso respeito ....mostrou preocupação para como resolver nossos problemas ....usou sua capacidade de diretor e assim os resolveu .....eu Só tenho a agradecer primeiramente a Deus e em segundo ao Sr Luiz ...pois tanto eu e meu filho corremos ...não tivemos nenhum acidente terminamos as provas ..recebemos troféu e prêmio tal como prometido .....não vi falha ...Só tenho a dar os parabéns a ele e sua equipe que com muito carinho e atenção nos atenderam ....Se houver um próximo em 2020 e Deus nos conceder vida saúde e condições teria o prazer em correr em provas que fossem dirigidas por ele ....
ResponderExcluirO evento ocorreu da melhor forma possível, praça de alimentação com preços acessíveis, pista muito bem organizada e motoqueiros que teve ótimo nível de competitividade, além de um show com Super motos da equipe cachorrão.
ResponderExcluirPorém o jornalismo, que tem o direito de passar a informação como ela é, prefere ser feito sem credibilidade, visando apenas atacar a atual gestão de Paulicéia, tenta de forma errônea, diminuir e denegrir a imagem de uma tradição que se mantém em nosso município.
Como todo evento, sempre podem melhorar, o que não tira o brilho de uma festa que foi finalizada de forma satisfatória.
Uma Bosta ,esse motocross organizado por esse Luiz, eca ... ainda bem que não pedir meu tempo indo até o local. Tomara q em 2020 volta a equipe do Roque de Junqueirópolis SP , Pois seria um prazer assistir á mais um show do Rodrigo Rodrigues ... triste por esse ano , mais esperançoso por 2020 ...
ResponderExcluir